segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Yom Kippur

Yom Kippur, o Dia da Expiação, contém todos os dias e dá vida a todos os dias. 
Neste dia o coração é acalmado. 
Nosso desejo é só para o Criador. 
Todos os tipos de disputas, espirituais ou materiais, são resolvidas. 
A paz vem trazendo felicidade e alegria. 
-Likutey Eitzos, o livro dos conselhos
Rebbe Nachman de Breslov faz uma cadeia de cinco elos da experiência Interior no Yom Kippur. 
A primeira visão que o Rebe nos dá é uma maravilha: ele nos diz que o santo dia de jejum do Yom Kippur é tão carregado de vitalidade que ele realmente dá vida a todos os outros dias. Neste dia dinâmico nosso coração, no entanto, é acalmado, subjugado. O coração bombea sangue apenas para poder ser suavizado, mas o próprio dia dá vida.
Sentimentos do Coração 
Na cultura popular, quando o coração bombeia mais ferozmente, é comemorado em música, arte e literatura. Corações das nações ignição e incêndio sobre os relacionamentos íntimos, política, guerra e esportes. Paixão, intensidade e desejo são admirados. O ethos mundo geral do papel são combustíveis para o coração de um de vários bilhões de dólares da indústria da música, do indie ao latim para ópera, para não falar de outras artes, entretenimento, esportes de equipe, política e guerra.
O Judaísmo valoriza os sentimentos intensos do coração, mas na forma de paixão, intensidade e desejo para com o Criador. Amor compassivo,Carinho e o desejo de dar aos outros também são sentimentos que nós também estimamos. 
Mas esses sentimentos não são inatos. A menos que a bondade do coração seja cultivada, o coração pode facilmente gravar com mágoa, raiva, vergonha, vingança, inveja, desejos, prejudiciais até mesmo autodestrutivos e outras formas de sentimentos .
Um judeu é ensinado que a cabeça deve levar o coração. Isso não significa que a cabeça deve esmagar o coração e acabar com a emoção e O judaísmo não exige uma dependência de intelecto sobre crença e a fé. Ele ensina que os pensamentos da cabeça devem informar e despertar o coração. Em troca, o coração se permite ser conduzido de modo a que a sua natureza amorosa seja revelada e maximizada. Em seguida, os poderes do coração de conexão amorosa podem ser canalizados para as nossas relações com os outros, nós mesmos, e Deus.
Rebe Nachman diz-nos que "A principal coisa que o Criador Compassivo quer é o coração." Mas, nós temos que começar com a cabeça. No Yom Kippur, nós estamos dando a oportunidade de se abrir e dar aos nossos corações por Inteiro a Hashem, Deus. 
Por isso, não se esqueça de que o coração é parte integrante de um serviço especial de Yom Kippur, durante a nossa confissão verbal, que se repete várias vezes ao longo do dia, vencemos (levemente) o nosso coração com o nosso punho fechado, como chamamos as maneiras pelas quais usamos mal a sua energia vital ou lhe permitiu virar pedra. 
Na lista estão transgressões que a maioria de nós nunca sequer contemplamos, muito menos imaginamos, como assassinato ou roubo. Mas ainda assim, vencemos o nosso próprio coração. Se um dos "corações" de nossos companheiros judeus está machucado, tropeçando, fossilizado, ou perdeu o seu caminho em transgressão, o nosso coração também está machucado, também tropeçou, fossilizou, e perdeu o seu caminho. Vençamos o nosso coração para nós e para nossos irmãos e irmãs. O povo judeu é uma única nação alma. 
De alguma forma, cada Yom Kippur, não importa o quanto o medo e temor sentimos no Kol Nidrei, o serviço de abertura, no momento do serviço final, Neilah, nos sentimos abraçados por Hashem. Sabemos que a oferta de nossos corações foi acolhida com amor e nosso desejo é apenas Deus. 
Até o final do dia, também as disputas e conflitos que estivemos envolvidos até agora, mostram-se os fantasmas que eles realmente são. Estamos inundados com uma sensação de paz e bem-estar., Felicidade e alegria, que toda a vitamina D, o ar da montanha, ou até mesmo abraços do mundo não podem competir. 
Nós completamos os cinco serviços de Yom Kippur. Nossos corações estão todos apenas contigo, pois és o mais importante que existe. 
Gmar Chasima Tova.
Desejo a ti e toda sua família um Yom Kippur com coração, com força e com amor.
Reb Avrom Boaz
Rosh-Mesivta do Heichol HaKodesh Breslev Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário